A Amazônia está em chamas, e já podemos sentir o fogo chegando aos nossos pés. Quando arde na pele, os olhos procuram: De onde vem o fogo?
A Amazônia sente e sabe. As chamas não deixam nada no lugar, movimento: de fuga ou de combate. Causam revolta em quem se sente parte da Amazônia viva.
Fogo é energia, despertar a energia da Amazônia é um perigo ou um alívio, um crime ou o melhor que se pode fazer… depende do rumo em que as chamas correrão!

Contra-mola que resiste.

Amazônia em Chamas é um coletivo de comunicação ativista que há três anos se reuniu com o intuito de produzir e facilitar a veiculação de informações sobre conflitos causados pela construção, hoje em curso, da UHE de Belo Monte. Desde então vem produzindo conteúdo (zines, vídeos, fotografias, blogs) de denuncia relacionado aos grandes projetos de desenvolvimento que assombram a região amazônica. Nos posicionamos ao lado da resistência frente aos planos de duvidoso “desenvolvimento” para a região, encaminhados por poderosos grupos cujos objetivos exploratórios e métodos violentos se tornam cada vez mais claros.

Ao longo de nossa atuação, estabelecemos como objetivo a construção de canais autônomos de circulação de informações acerca de questões latentes à realidade socioambiental na Amazônia. Frente às poucas e tendenciosas informações que circulam nos grandes meios de comunicação optamos por um viés crítico, pela perspectiva da contrainformação e do conceito de mídia livre. A ideia é possibilitar novos espaços de discussão e difusão de informações que levem em consideração o conhecimento das populações atingidas e ainda toda a produção acadêmica relevante sobre as questões em foco.

É uma opção para todos os produtores de conteúdo que sentirem vontade e necessidade de um canal para divulgar informação. Mídia livre, seja a mídia!

Nos mande textos, imagens, vídeos que nos mostrem cada vez mais porque As chamas correm por nossas entranhas, ferindo, desterritorializando e violentando subjetividades e culturas.

Contato: amazoniaemchamas@riseup.net