Lideranças Munduruku são impedidas de participarem de Assembléia em Jacareacanga

Posted: August 3rd, 2013 | Author: | Filed under: Mundurukania | 4 Comments »

536710_565745890151988_305768901_n

Hoje, no dia 03 de Agosto de 2013, ocorre em Jacareacanga uma reunião articulada para discutir pautas ligadas ao Movimento de Resistência Munduruku, para avaliar e planejar as ações passadas e futuras, pautas essas que passaram por um processo de manipulação pelo prefeito apoiado pelos Vereadores da cidade. A reunião conta com a presença da Polícia Federal, Polícia Militar e da Força Tática que monitoram o local e impedem a participação de Lideranças e outros apoiadores na reunião, inclusive uma cinegrafista que foi ameaçada pelo Choque de ter seus equipamentos apreendidos pela suspeita de envolvimento com a ação ocorrida na câmara.

Na resistência contra a construção de Hidrelétricas no Rio Tapajós, os índios da etnia vem travando uma batalha que vai para além do seu território. Ao voltar à Jacareacanga após mais de 2 meses de jornada, os Munduruku se depararam com a atuação de pesquisadores na área, sem o seu conhecimento. A surpresa resultou no sequestro de 3 pesquisadores contratados pela empresa CONCREMAT para realização da 4ª etapa de estudos no Tapajós.

Durante a ação, a tentativa de desarticulação por via do Prefeito e dos Vereadores foi constante, até a chamada para uma reunião fechada entre vereadores e lideranças, levando os Munduruku a promover uma ação direta e afirmativa contra o posicionamento dos Vereadores a favor da Lógica Barrageira.

Os Vereadores afirmam que a Resistência Munduruku deve estar dentro da legalidade e condenam as ações do movimento como vandalismo, quando na verdade, vandalismo são atos como o assassinato de Adenilson Munduruku, na aldeia Teles Pires, a presença da Força Nacional em aldeias, de garimpeiros ilegais em terras indígenas apoiados pela FUNAI e todo o processo de instalação de barragens sem a consulta de povos tradicionais.


4 Comments on “Lideranças Munduruku são impedidas de participarem de Assembléia em Jacareacanga”

  1. 1 Délia Costa said at 10:38 on August 5th, 2013:

    JUNTOS SOMOS FORTES!

  2. 2 Vamos até o fim | Autodemarcação no Tapajos said at 11:07 on December 24th, 2014:

    […] presença de todo o aparato opressor da  Polícia Federal, Polícia Militar e da Força Tática, “Lideranças Mundurukus são impedidas de participarem de assembléia em Jacareacanga”. Percebendo que esta é uma luta de todos os povos amazônidas contra um sistema de desenvolvimento […]

  3. 3 O SOPAPO » Campanha Munduruku: Vamos até o fim said at 14:44 on December 26th, 2014:

    […] presença de todo o aparato opressor da  Polícia Federal, Polícia Militar e da Força Tática, “Lideranças Mundurukus são impedidas de participarem de assembléia em Jacareacanga”. Percebendo que esta é uma luta de todos os povos amazônidas contra um sistema de desenvolvimento […]

  4. 4 Williambuics said at 19:23 on November 11th, 2020:

    Enter comment here.