Eleições 2014 e Amazônia – Parte 02

Posted: October 15th, 2014 | Author: | Filed under: Geral, Série Eleições e Amazônia | Comments Off on Eleições 2014 e Amazônia – Parte 02

Por Roberta Tavares:
Sobre os comentários fascistas dirigidos aos nordestinos por pessoas do sul e do sudeste brasileiro em detrimento da região nordestina (assim como o Norte) ter sido uma área onde o governo Dilma (PT) obteve um número alto de votos, ou seja nessas duas regiões o eleitorado prefere a política do PT em vez da do PSDB.
Bom, não é de hoje que sabemos do etnocentrismo para não dizer racismo, fascismo, desprezo, ignorância cultural, histórica e geográfica que existe em grande parte da população dessas duas regiões com relação a nós nortistas-amazônidas e aos nordestinos. Isso sem falar ainda no ranço colonialista, que aliás é um outro tema que daria uma tese.
Esse etnocentrismo beira ao analfabetismo geográfico. Como não lembrar das viagens pelo Sudeste e recentemente pelo Sul, e quando falávamos que éramos de Belém alguém logo disparava “ah eu já fui lá na Bahia vocês gostam muito de acarajé né? Nós então pedagogicamente tentávamos alfabetiza-los explicando que não morávamos perto da Bahia, embora gostássemos muito desse estado, éramos amazônidas e que o Pará ficava localizado na região Norte e a Bahia no Nordeste. Devo tristemente contar que por mais que tentássemos ser didáticos, quando dizíamos que éramos amazônidas parece que piorava, alguém ignorantemente sempre confundia a região amazônica com o estado do Amazonas, então tínhamos que explicar que não éramos amazonenses e sim paraenses, que o Amazonas é um dos estados localizados na região amazônica. Triste ter que lhes dizer mais uma coisa: na maioria das vezes eles não entendiam nada e continuavam falando besteiras. E sempre tentamos alfabetizar geograficamente muitos soberbos ignorantes do Sul e do Sudeste, mais é difícil, viu…
Devo dizer que não é a maioria das pessoas nem do Sul e nem do Sudeste que é assim, pelo contrário a maioria que conhecemos tem sim um respeito pelos nortistas e nordestinos e mesmo quando não sabiam muita coisa sobre nossas culturas tinham a disposição de conversar e tentar entender nossas características e diferenças regionais com respeito, o problema é que as pessoas mais ignorantes de fato são as mais barulhentas, as que causam mais alardes.
Mas, voltando a matéria dos insultos aos nordestinos por conta da eleição. Não apoio o PT e nenhum partido da farsa democracia representativa, mais o povo pobre não é passivo como pensam algumas mentes confusas e se o povo pobre nordestino não hesita em escolher o PT em vez dos declarados neoliberais é porque historicamente existe na vida concreta deles motivos simbólicos (e outros mais) suficiente para isso.
R.T


Comments are closed.