O que são as Hidrelétricas no Tapajós?

Posted: October 20th, 2014 | Author: | Filed under: Geral | Comments Off on O que são as Hidrelétricas no Tapajós?

 

Hoje, o movimento do rio Tapajós está ameaçado pelo projeto chamado Complexo Tapajós, uma das obras financiadas pelo PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. A última fronteira energética da Amazônia, abrirá as “pernas” para a construção de imensas hidrovias, subsidiadas pela exportação de soja do Estado do Mato Grosso e pela exploração de minério em larga escala na própria região, conhecida por suas riquezas minerais.
A construção de um complexo hidrelétrico, composto por cinco grandes usinas no rio Tapajós e mais duas no seu afluente Jamanxim, tem reafirmado, antes de tudo, uma maneira de ocupação e dominação geopolítica de interesses econômicos que ultrapassam um simples projeto de governo, reforçando os laços econômicos do Estado com grandes empresas. A Vale do Rio Doce, por exemplo, já tem licença para exploração na metade do subsolo do Território Indígena (TI) Munduruku. Como se explorar o subsolo não significasse devastar a superfície.
Os Munduruku ocupam historicamente esta região, a conservação e a proteção de toda esta importante área amazônica se deve à forma de ocupação territorial deste povo, de harmonia e respeito aos rios e à floresta em diferentes gerações.
O Complexo Tapajós fere a Constituição Federal em sua essência, pois atinge diretamente as comunidades indígenas e tradicionais. Segundo informações do próprio governo, no mínimo 50 das 118 aldeias Munduruku – além de lugares sagrados para a etnia – serão inundadas pela UHE Chacorão, que será construída próximo à fronteira dos estados Pará e Amazonas.


			 

Comments are closed.